Política de Privacidade e Proteção de Dados

1 - O NOSSO COMPROMISSO 

 

A proteção dos seus dados pessoais é uma prioridade para a PREVI-SIEMENS SOCIEDADE DEPREVIDÊNCIA PRIVADA, retratada pela presente “Política de Privacidade e Proteção de Dados”.

Este documento reflete o compromisso da PREVI-SIEMENS em fornecer de forma detalhada comoprotegemos os dados pessoais e profissionais dos nossos PARTICIPANTES, em conformidade com alegislação brasileira, atendendo, inclusive, os termos da Lei nº 13.709/2018 (“LGPD – Lei Geral de Proteçãode Dados”) e normas relacionadas.

Se você é PARTICIPANTE Ativo, Vinculado ou Aposentado, ou potencial PARTICIPANTE, que se relacionaou venha se relacionar com a PREVI-SIEMENS SOCIEDADE DE PREVIDÊNCIA PRIVADA,disponibilizando-nos os seus dados pessoais, recomendamos a leitura deste documento.

 

2 - QUEM SOMOS?

Dados pessoais poderão ser tratados pela PREVI-SIEMENS SOCIEDADE DE PREVIDÊNCIA PRIVADA, com sede na Avenida Mutinga, 3800 – Prédio II – Pirituba – São Paulo/SP, responsável pelos Dados Pessoais do PARTICIPANTE ou potencial PARTICIPANTE, e que, nesse âmbito, decide quais os dados  que serão coletados, os meios de tratamento e as finalidades de tratamento.

3 - QUE DADOS PESSOAIS COLETAMOS E TRATAMOS?

Um dado pessoal é qualquer informação relativa a uma pessoa singular identificada ou identificável, considerando-se identificável sempre que uma pessoa singular possa ser identificada, direta ou indiretamente, em especial por referência a um identificador.

Na medida do necessário ao desenvolvimento das nossas atividades e com vista a atingir um elevado padrão de personalização dos serviços disponibilizados de forma a maximizar a eficiência e a satisfação do PARTICIPANTE ou potencial PARTICIPANTE, coletamos e recebemos um conjunto de dados pessoais.

Categoria de dados pessoais - (Exemplos)

 

  • Identificação e contatos (Nome, números de documentos de identificação, endereço, email, número de telefone);

  • Dados Biográficos (Data de nascimento, dados sobre a profissão, identificação da empresa empregadora);

  • Dados Bancários (Identificação de conta bancária);

  • Segmentos e perfis (Perfil do investidor);

  • Opiniões e Preferências (comentários nos meios de contato com a PREVI-SIEMENS Email, website, ou respostas a questionários);

  • Utilização de sites e aplicativos (Endereço de IP, localização geográfica);

  • Conteúdos (Informação contida nas comunicações escritas ou gravadas entre a PREVI-SIEMENS e o PARTICIPANTE).

No âmbito das relações contratuais estabelecidas com a PREVI-SIEMENS, é obrigatória a coleta e o tratamento de dados pessoais do PARTICIPANTE para efeitos de cumprimento de obrigações contratuais, diligências pré-contratuais, legais ou regulamentares. Assim, a recusa de fornecimento destes dados impedirá a adesão aos Planos de Aposentadoria e ao Programa de Empréstimos da PREVI-SIEMENS.

4 - COMO É FEITA A COLETA DE DADOS PESSOAIS?

A coleta dos dados pessoais do PARTICIPANTE ou potencial PARTICIPANTE poderá ser feita de forma direta ou indiretamente (i.e., através das Patrocinadoras ou terceiros).

5 - PORQUÊ E COM QUE FUNDAMENTO UTILIZAMOS OS DADOS PESSOAIS?

O tratamento de dados faz parte da operação ou um conjunto de operações efetuadas sobre dados pessoais, por meios automatizados ou não automatizados, tais como coleta, registro, organização, estruturação, conservação, adaptação ou alteração, recuperação, consulta, utilização, divulgação ou qualquer outra forma de disponibilização, comparação ou interconexão, limitação, destruição.

Na PREVI-SIEMENS tratamos os dados de forma lícita e transparente para finalidades específicas e necessárias a relação contratual estabelecida.

Assim, os dados pessoais poderão ser coletados e tratados pela PREVI-SIEMENS para as seguintes finalidades:

  1. Cumprimento de obrigações legais a que PREVI-SIEMENS se encontra vinculada

    Combate a "Lavagem" ou ocultação de bens, direitos e valores; Prevenção da utilização do sistema financeiro; Cumprimento da legislação relacionada com sanções e embargos; Combate a fraude fiscal e cumprimento de obrigações declarativas e de controle fiscais; Cumprimento de regulamentos do sistema financeiro;

  2. Execução do contrato previdenciário ou ações pré-contratuais

    Fornecimento de informações relativas ao contrato e aos nossos serviços, incluindo contatos com o PARTICIPANTE ou potencial PARTICIPANTE; Informações prévias à celebração da adesão; Gestão da relação contratual, incluindo o desenvolvimento de atividades acessórias de suporte à atividade previdenciária; Atualização de dados; Prestação de assistência e resposta às solicitações/reclamações;

  3. Cumprimento de interesse legítimo da PREVI-SIEMENS ou de terceiro

    Gestão de Contencioso para exercício de direitos contratuais ou legais e de defesa em caso de litígios judiciais e extrajudiciais; Avaliação da satisfação e qualidade de serviço, através da realização de questionários para avaliar a satisfação do PARTICIPANTE relativamente à qualidade dos serviços prestados; Desenvolvimento de serviços, com o objetivo de melhor servir finalidades especificas dos PARTICIPANTES; Para estabelecer modelos estatísticos; Formação de colaboradores e melhoria de atendimento através de gravação de chamadas; Prevenção de fraude – base de dados, para monitorizar e melhorar os nossos processos e serviços, no sentido de prevenir e detectar situações fraudulentas que irão conferir uma maior proteção dos interesses dos PARTICIPANTES. Realização de ações de comunicação e marketing, incluindo contato com o PARTICIPANTE ou potencial PARTICIPANTE;

  4. Consentimento para uma finalidade específica

    Prova de informação ou instruções transmitidas por telefone, através de gravação de chamadas/videochamadas, ou por email, no contexto de uma relação pré-contratual ou contratual; Personalização da experiência nos sites e aplicativos da PREVI-SIEMENS, através da utilização de cookies para registo de atividade e preferências dos PARTICIPANTES.

    A PREVI-SIEMENS apenas efetua tratamento de dados pessoais devidamente autorizados. Tratamentos adicionais só serão realizados quando compatíveis com finalidades especificas autorizadas e comunicadas ao PARTICIPANTE ou, quando o mesmo tenha conferido consentimento específico e explícito.

6 - COM QUEM PARTILHAMOS OS DADOS PESSOAIS?

A PREVI-SIEMENS poderá transmitir dados pessoais do PARTICIPANTE, para efeitos de cumprimento de obrigações legais, contratuais ou pré-contratuais, podendo, disponibilizá-los com Entidades Terceiras.

Entidades terceiras - (Exemplos)

  • Consultorias contratadas com finalidade específica (com quem trabalhamos em parceria para fins de gestão administrativa); 

  • Orgãos públicos e entidades de supervisão (Previc, COAF, outras autoridades ou orgãos oficiais; Auditorias);

  • Serviços contratados (Serviços de correio e transporte de documentos, serviços de TI, serviços de comunicação e marketing e serviços de arquivo; Advogados);

7 - TRANSFERÊNCIAS DE DADOS PESSOAIS PARA FORA DA BRASIL

Sempre que necessário, a PREVI-SIEMENS poderá transmitir dados do PARTICIPANTE para outros países, fazendo-o de acordo com a legislação aplicável, e para finalidades específicas de armazenamento de dados, subcontratação técnica de tratamento, back-up e recuperação de dados armazenados, e desenvolvimento de serviços.

Para transferências para países terceiros ou organizações internacionais relativamente aos quais não se reconhece um nível de proteção adequado, a transferência de dados por parte da PREVI-SIEMENS dependerá de consentimento aplicável à situação específica (por exemplo, se a transferência de dados decorrer de uma ordem solicitada pelo PARTICIPANTE, para a transferência/remessa de valores internacionalmente).

8 - DURANTE QUANTO TEMPO CONSERVAMOS OS DADOS PESSOAIS?

 

Sem prejuízo de disposições legais ou regulamentares em contrário, os dados pessoais coletados, serão conservados apenas pelo período necessário às finalidades que motivaram a sua coleta ou o seu posterior tratamento.

Os dados pessoais do PARTICIPANTE, coletados pela PREVI-SIEMENS, serão conservados de acordo com o disposto no Manual de Guarda e Exclusão de Dados e Documentos, aprovado pela Diretoria Executiva em 25/10/2022.

Motivo da conservação - (Tempo de conservação)

  • Cumprimento de contrato – Período de vigência do contrato. A PREVI-SIEMENS poderá manter os dadospessoais do PARTICIPANTE por período superior, para assegurar direitos ou deveres relacionados com ocontrato, ou com base em interesses legítimos que o fundamentam, na defesa da PREVI-SIEMENS emprocesso judiciais.

  • Obrigação legal fiscal ou regulamentar – Prazos de prescricionais, ou previstos em legislação especial.

  • Conservação de emails ou gravação de chamadas para prova contratual – Prazos prescricionais, ou previstos em legislação especial.

Os prazos de conservação dos dados pessoais poderão ser prolongados, por motivos de ação judicial ou procedimento criminal, após a transferência dos dados para as Entidades responsáveis pelos respectivos procedimentos, ou até ao trânsito em julgado da sentença.

9 - QUAIS SÃO OS DIREITOS DOS TITULARES DE DADOS E COMO PODE EXERCÊ-LOS??

De acordo com as normas aplicáveis, os titulares dos dados têm os seguintes direitos:

  • Informação e acesso: obter informação relativamente ao tratamento efetuado quanto aos seus dados eobter cópia dos mesmos.

  • Retificação: considerar que os seus dados pessoais são inexatos ou incompletos, pode solicitando aretificação dos mesmos.

  • Eliminação: solicitar a eliminação dos seus dados pessoais, dentro do legalmente admissível.

  • Limitação: requerer a limitação do tratamento dos seus dados pessoais, dentro do legalmente admissível.

  • Oposição: opor-se, dentro dos limites legais, ao tratamento dos seus dados pessoais, com base em interesses legítimos ou por motivos relacionados com a sua situação particular.

  • Retirar o consentimento: nos casos em que tenha dado o seu consentimento para o tratamento de dados pessoais, poderá retirá-lo a qualquer momento, dentro do legalmente admissível.

  • Portabilidade: direito à devolução dos seus dados pessoais, ou, se tecnicamente possível, à transferência dos mesmos para terceiros, dentro do legalmente admissível.

  • Reclamar junto à ANPD: direito a apresentar reclamação junto da Associação Nacional de Proteção de Dados, ou outra autoridade de controle a quem venha a ser atribuída esta competência.

10 - COMO CONTATAR-NOS?

Para qualquer questão relacionada com a proteção de dados pessoais, o PARTICIPANTE poderá contatar  diretamente a PREVI-SIEMENS:

Denominação/Endereço:

PREVI-SIEMENS SOCIEDADE DE PREVIDÊNCIA PRIVADA, Av. Mutinga, 3800 – Pirituba – SP/SP – 05110-902

Endereço do DPO – “Data Protection Officer”:

previ-siemens.br@siemens-energy.com

11 - COMO FICO A PAR DAS ALTERAÇÕES NESTA POLÍTICA?

A Diretoria Executiva da PREVI-SIEMENS poderá, a qualquer tempo, alterar a presente Política de Privacidade e Proteção de Dados.

A versão atualizada da Política de Privacidade e Proteção de Dados da PREVI-SIEMENS poderá ser consultada  em www.previsiemens.com.br.

A entidade disponibilizará o documento impresso, mediante solicitação do PARTICIPANTE.

1ª versão aprovada pelo Conselho Deliberativo em 16 de julho de 2020.

2ª versão aprovada pela Diretoria Executiva em 27 de setembro de 2023.

POLÍTICA DE COOKIES

A PREVI-SIEMENS considera a privacidade dos seus PARTICIPANTES e potenciais PARTICIPANTES, com muita seriedade, cumprindo com a legislação em vigor em termos de tratamento de dados pessoais e de privacidade.

A PREVI-SIEMENS adota as melhores práticas no sentido de proteger os dados contra um possível acesso ou uso indevido e não autorizado.

 

Os dados coletados no website www.previsiemens.com.br destinam-se a: personalizar o website de acordo com as preferências de localização/língua por forma a que seja mais conveniente para os utilizadores navegarem neste website; Responder a pedidos de contato por parte dos usuários; Recolher e analisar dados anônimos de tráfego, via serviços externos de estatísticas, que nos permitam melhorar este website; Cumprimento de obrigações legais, contratuais ou pré-contratuais podendo ser transmitidos à Entidades Terceiras.


A - Cookies

Os cookies são pequenos arquivos de texto guardados no disco rígido via seu navegador. Em visitas subsequentes, o arquivo é enviado de volta para o website que o originou permitindo assim identificar as preferências de um usuário. O uso de cookies é hoje uma prática comum na maioria dos websites.

Existem dois tipos de cookies:

Cookies primários: criados pelo site que você acessa. O site é exibido na barra de endereços.

Cookies de terceiros: criados por outros sites. Esses sites possuem uma parte do conteúdo, como anúncios ou imagens, que você vê na página da web que acessa.

B - Como utilizamos os Cookies?

Os Cookies são utilizados no site para coletar informações para nossa equipe técnica, administrativa e principalmente para melhorar a sua experiência na navegação do website.

Sendo categorizados conforme abaixo:

Cookies de autenticação: servem para reconhecer um determinado usuário, possibilitando o acesso e utilização do sítio eletrônico com conteúdo e/ou serviços restritos e proporcionando experiências de navegação mais personalizadas.

Cookies de segurança: são utilizados para ativar recursos de segurança do sítio eletrônico, com a finalidade de auxiliar o monitoramento e/ou detecção de atividades maliciosas ou vedadas por esta Política, bem como de proteger as informações do usuário do acesso por terceiros não autorizados.

Cookies de pesquisa, análise e desempenho: servem para entender o desempenho do website, medir a audiência, verificar os hábitos de navegação dos usuários no website.

Cookies de segmentação: estão ligados aos serviços prestados por terceiros, tais como, por exemplo, botões de "Like" e botões de "Compartilhar" contidos em outros sites que não o site da PREVI-SIEMENS. O terceiro fornece esses serviços por reconhecer que você visitou nosso website, mas de maneira nenhuma se confunde com a PREVI-SIEMENS em si.

Em relação aos cookies acima mencionados, você pode controlar se serão usados ou não (vide tópico abaixo “Como Desativar os Cookies”), mas seu bloqueio pode nos impedir de oferecer alguns serviços ou prejudicar a boa navegação junto ao nosso website.

C - Como prevenir que os cookies sejam armazenados no seu disco rígido e/ou eliminá-los?

A maioria dos navegadores de Internet são configurados para aceitar automaticamente os Cookies. O usuário poderá alterar as configurações para bloquear o uso de Cookies ou alertá-lo quando um Cookie estiver sendo enviado para seu dispositivo.

Depois de autorizar o uso de Cookies, o usuário pode sempre desativar parte ou a totalidade dos nossos Cookies.

Todos os browsers permitem ao usuário aceitar, recusar ou apagar Cookies, através da seleção das definições apropriadas no respectivo navegador. O usuário pode configurar os Cookies no menu "opções" ou "preferências" do seu browser.

Ao desativar os cookies, alguns serviços da web poderão não funcionar corretamente, afetando, parcial ou totalmente, a navegação nosso website.

D - Cookie utilizado e respectiva finalidade

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DPO - Adriana Belon Boscolo

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