Newsletter PreviSiemens 9ª Edição

30/05/2022 08:45

                                                                                                                                                                                         
             
       

9ª Edição – Maio/2022         

     
             
                             

Olá, seja bem-vindo à 9ª edição da Newsletter PreviSiemens. Nesta edição falamos do Relatório Anual 2021 📘 da PreviSiemens, divulgado em abril (está muito legal, vale a leitura!). Relembramos aos participantes para baixar e utilizar nosso app 📲. Falamos também sobre a economia e os investimentos da Previ 📈 e, por fim, reforçamos a importância das Pessoas Expostas Politicamente 👨‍⚖️ manterem a informação sobre esta condição sempre atualizada junto à PreviSiemens.    

Boa leitura!        

                                     
             
       

No mês de abril a PreviSiemens publicou em seu site a nova edição do Relatório Anual, referente ao ano de 2021. Esta publicação, que ocorre anualmente nesta época, é um importante instrumento de comunicação 📣 e transparência da Previ, pois através do Relatório Anual nossos participantes e assistidos podem conhecer o que ocorreu na entidade no exercício anterior.       

A edição de 2021 foi a primeira em que apresentamos navegação interativa dentro do próprio pdf, o que facilita acessar os assuntos de preferência na lateral esquerda do material, e há também a possibilidade de alternar as páginas nas setas no canto inferior direito.

Começando com a mensagem da nossa Diretoria Executiva, o material segue apresentando as principais informações da Previ como as patrocinadoras dos planos, a quantidade de participantes, nosso patrimônio 💰, as contribuições recebidas 💵 e os benefícios pagos 💸 em 2021.

Falando sobre investimentos, o material apresenta diversas informações sobre este tema, como a rentabilidade alcançada por cada perfil, as principais informações do Demonstrativo de Investimentos da entidade e também informações sobre o cenário econômico em 2021 e perspectivas pra 2022.

Além disso, o material apresenta mensagens importantes de reflexão sobre a preparação para o futuro, tanto financeiramente 🤑 quanto fisicamente 🚴‍♂️. Vale a pena a leitura! Você pode acessar o material clicando no banner central de nosso site ou através do menu Documentos > Relatório Anual. Se preferir, clique aqui e você será direcionado à página do Relatório Anual.

 

             
       

Alguns participantes ainda não sabem, mas a PreviSiemens possui, desde outubro/2021, seu próprio app 📱 para smartphones Android e iPhones.

Com este aplicativo você tem um maior controle sobre seu plano em qualquer hora e em qualquer lugar. Após logar no aplicativo com as mesmas informações de login e senha que você utiliza em nosso site, você terá acesso às principais funções que você só teria acesso na área restrita do site da PreviSiemens.

Os participantes ativos e autopatrocinados podem utilizar o aplicativo para consultar seu saldo e as contribuições mensais, e há também a possibilidade de alterar os percentuais de contribuição (a qualquer momento) ou o Perfil de Investimento 📊 (em março ou setembro). Há até a possibilidade de gerar boletos para Contribuições Adicionais direto pelo aplicativo.

Os participantes assistidos também podem consultar sua reserva do plano, alterar o Perfil nas janelas de alteração e podem até acessar seu holerite 🧾 direto pelo app.

Baixe logo o app e tenha todas essas funcionalidades sempre à mão! Para baixar, busque por Previ Siemens na loja de aplicativos do seu celular e aproveite.

               
             
       

A essa altura, depois de dois anos de pandemia, talvez pudéssemos dizer que já estávamos acostumados com a volatilidade no mercado financeiro, mas 2022 chegou para nos mostrar que não é bem assim.

Se no início do ano a preocupação eram as notícias de novos lockdowns 😷 na China, logo em seguida a guerra entre Rússia e Ucrânia chegou mudando os holofotes para a região e para os impactos trazidos na oferta e demanda de commodities como combustíveis e grãos 🌾, e o Brasil sentiu impactos na pele pois a Rússia é uma das maiores fornecedoras de fertilizantes do país.

E mesmo que o conflito não tenha terminado, temores sobre a alta inflação nos Estados Unidos e em outras economias desenvolvidas ao redor do mundo fizeram com que os Bancos Centrais de diversos países aumentassem suas taxas de juros, fato que costuma ser interpretado como o início de uma recessão global.

Com tantos eventos em um curto espaço de tempo, os investimentos de renda fixa e renda variável sofreram diversos efeitos de sobe e desce de acordo com cada nova notícia. Os Perfis de Investimento da Previ até começaram o ano em uma boa dinâmica, todavia os perfis Moderado e Agressivo apresentaram uma retração no mês de abril, mês que o Ibovespa recuou 10,1% 📉, maior queda mensal desde março/2020.

Na seção de Investimentos no site da Previ é possível consultar as rentabilidades e o resumo do cenário econômico mensalmente. Além disso, estão disponíveis lives, e-books, cartilhas e diversos materiais para aprofundar seus conhecimentos sobre investimentos e sobre os Perfis da Previ. Para acessar, clique aqui.            

       
             
       

O governo brasileiro criou, em 2006, a definição das PEPs, ou seja, as Pessoas Expostas Politicamente, como parte da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro.

Desde então, instituições financeiras, o que inclui entidades de previdência 🏢 como a PreviSiemens, devem manter em seu cadastro o controle de quais clientes (no caso da Previ, os participantes de seus planos) são considerados PEPs segundo a definição da legislação.                   

Segundo a definição, são considerados PEPs os agentes públicos 👨‍⚖️ que desempenham ou tenham desempenhado nos cinco anos anteriores cargos, empregos ou funções públicas relevantes. Isso inclui além da própria pessoa, seus representantes, familiares 👨‍👩‍👧‍👧 e outras pessoas de seu relacionamento próximo.

Assim, se você se enquadra nessa definição (seja como (ex) agente público, seja como familiar ou pessoa de relacionamento próximo), é preciso que você declare esta condição no seu cadastro junto à PreviSiemens e mantenha este cadastro sempre atualizado.

Se você é participante ativo, deve incluir esta informação entrando na área restrita do site e clicando na caixinha “Pessoa Politicamente Exposta”. Se você é aposentado ou pensionista, deve incluir esta informação clicando na caixinha “Cadastro”.


       

Newsletter PreviSiemens é uma publicação interna da PreviSiemens Sociedade de Previdência Privada.  As decisões tomadas pelos Participantes e Patrocinadores com base nas matérias deste informativo não são de responsabilidade da Sociedade.        

       

Entre em contato conosco pelo           previsiemens@previsiemens.com.br